Egocentrismo é o irmão do fracasso

Anúncios

Nos filmes da Marvel, é observável que os personagens egocêntricos sempre perdem. Tony Stark, por ser confiante demais, é sequestrado; Doutor Estranho, no começo do filme próprio, sofre acidente por acreditar que pode fazer qualquer coisa (ele sofre acidente de carro pela falta de atenção, pois ele desvia para o celular, achando que estava no controle da situação); e Thor, no primeiro filme, é expulso de Asgard, por lutar sem motivo… Ou seja, os três heróis nos mostraram que o egocentrismo, é o irmão do fracasso.

Mas primeiramente, o que é egocentrismo? De acordo com Brotto (2021), egocentrismo é o indivíduo acreditar que é o centro do universo, só se preocupa com ele mesmo e devido a isso, “não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro”. Segundo Glover (2020), a pessoa egocêntrica “não suporta as críticas dos outros”, “se compara constantemente”, se exibe bastante e quer ter controle por onde passa.

Observamos esses comportamentos nos três heróis citados no primeiro parágrafo. No primeiro filme, Tony Stark se exibe bastante, Doutor Estranho também, ademais, se compara muito e sempre acredita que está certo; e o Thor, ele quer provar para a sociedade Asgardiana, que é a pessoa certa para ser o próximo rei. Porém, sabemos o que acontece…

O motivo de o egocentrismo levar ao fracasso é simples: o egocentrismo não deixa que uma cabeça maior seja formada. – A cabeça maior, no caso do universo Marvel é os Vingadores, um grupo cheio de heróis poderosos, que, juntos, conseguem lutar contra inimigos poderosíssimos. – Para que a cabeça maior seja criada, é necessário se entregar para os integrantes que estão presentes no grupo, permitindo que as suas visões sejam questionadas e debatidas.

Então se você for egocêntrico, faça de tudo para entender que trabalhando junto com outros indivíduos, será criada uma cabeça maior e a partir disso, grande decisões serão feitas. Mas, se você notar que está tendo dificuldade para se entregar, passe em uma clínica psicológica para trabalhar o seu ego; pode ter certeza que irá melhorar bastante.

—X—

É isso Leitores e Leitoras, o que acharam do texto? Gostaram? Se sim, comentam nos comentários às suas opiniões, serão bem-vindos às suas visões, pois todos nós aprendemos juntos. E se não gostaram, dizem o que não gostaram, vai ser valioso para mim, pois estou sempre melhorando.

Referência(s)

BROTTO, Thaiana F. 10 características de pessoas egocêntricas. Psicólogo e Terapia, 2021. Disponível em: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/10-caracteristicas-de-pessoas-egocentricas/ . Acesso em: 01 maio 2021.

GLOVER, Marissa. Pessoa egocêntrica: características e como lidar com uma. Psicologia-Online, 2020. Disponível em: https://br.psicologia-online.com/pessoa-egocentrica-caracteristicas-e-como-lidar-com-uma-415.html . Aceso em: 01 maio 2021.

Anúncios

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores, todos ótimos? Acredito que estão. - Revelando [um pouco] o meu ser, eu nasci no ano de 1999, na cidade de Bauru-SP. Atualmente, estou cursando jornalismo, um curso que está ligado aos meus hobbies e amo jogar. Ademais, gosto e muito de aprender, pois quanto mais conhecimentos, novas portas são abertas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s