O cuidado que o líder deve ter

Anúncios

A consequência da era tecnológica, que torna o mundo mais agitado, é a elevação da ansiedade, devido aos inúmeros acontecimentos mundanos ocorrendo ao mesmo tempo e isso influência o desempenho dos líderes, deixando mais inseguros. Nessa ocasião, origina-se a insegurança, por causa das altas quantidades de recebimentos de notícias negativas, direcionando o receptor que é um líder, à acreditar: “Eu já sabia que isso iria acontecer…”; óbvio, de vez em quando esta afirmação é correta, porém… Não é sempre.

O fenômeno do “Eu já sabia…” tem um nome, mas antes… Vou apresentar o termo liderança. De acordo com Raphael Pires (2020), “liderança é uma habilidade […] de inspirar os outros, influenciando as ações, decisões e comportamentos de maneira positiva […]”. Os profissionais dessa área, têm que ter certas habilidades desenvolvidas, pois Raphael (2020) ressalta que tendo essas noções lideratívas, farão com que os colaboradores se sentem mais à vontade, fique menos estressados, irritados e depressivos.

Você deve estar falando: “Ok… Mas, qual é o nome do fenômeno do “Eu já sábia…”? Vamos lá. A nomenclatura deste evento é ‘Viés de retrospectiva’. Segundo o site ‘A mente é maravilhosa (2020)’, viés de retrospectiva é quando a pessoa acredita, que antecipou à realidade; porém, a verdade é que houve uma falha no cérebro, principalmente na área da memória. Indo além, o período de transcorrer este viés, é no momento da negatividade (no passado, quando nos sentíamos ameaçados, a atenção dobrava (isso acontece até hoje)). O engraçado deste processo existir, segundo o site, é para o cérebro economizar energia, pois para processar tudo que está à sua volta, é desgastante.

Este problema é um dos problemas que impedem de os líderes avançarem. Infelizmente muitos caem na tentação do cérebro, armazenar energia, a famosa preguiça e desistência. Há uma matéria que saiu em 2017, na ‘Revista Galileu’ (clique aqui ou vá em referências (última página)), que demonstra um fato muito interessante e que possa ajudar a confrontar. Um dos tópicos da matéria é: “2 – Afaste-se de pessoas preguiçosas”. De acordo com a matéria, o estudo foi realizado no “Instituto de Cérebro e Coluna (IBS), de Paris” e eles chegaram na seguinte conclusão: “fique longe dos preguiçosos”. Isso não soa familiar com uma frase? O grande ‘Diga-me com quem andas e te direi quem tu és’… Diga-me o que você lê e te direi o estado da sua atenção.

Diante dos fatos, é visível que o fenômeno cerebral “Eu já sabia…” vem de uma falha na memória, devido ao cérebro não conseguir abstrair diversos acontecimentos, ao mesmo tempo (principalmente as negativas). Aliás, observamos que o cérebro faz isso para guardar energia. Outro ponto que interfere no desempenho do líder, é quem está ao seu lado e as notícias negativas. – Ou seja, torne-se Capitão América, seja objetivo, quando chegar à sua vez de assumir à liderança 😉

E aí, o que achou do texto? Você tem outras formas de combater esse viés? Compartilha com os leitores.

Se gostou desse texto, acredito que vai gostar desse texto, que comenta sobre ‘Viés de negativade, clique aqui para ler 🙂

Anúncios

Referência(s)

5 maneiras comprovadas pela ciência de você combater a preguiça. Revista Galileu, Life Hacks, 2017. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2017/04/5-maneiras-comprovadas-pela-ciencia-de-voce-combater-preguica.html . Acesso em: 28 nov. 2020.

PIRES, RAPHAEL. Um guia completo sobre liderança e como ser um bom líder! Rock Content, blog, liderança, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/lideranca/ . Acesso em: 28 nov. 2020.

Viés de retrospectiva: eu já sabia que isso ia acontecer. A mente é maravilhosa, Cultura, Curiosidades, 2020. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/vies-de-retrospectiva/ . Acesso em: 28 nov. 2020.

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores, todos ótimos? Acredito que estão. - Revelando [um pouco] o meu ser, eu nasci no ano de 1999, na cidade de Bauru-SP. Atualmente, estou cursando jornalismo, um curso que está ligado aos meus hobbies e amo jogar. Ademais, gosto e muito de aprender, pois quanto mais conhecimentos, novas portas são abertas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s