Batman e a sua postura de preponderância sobre os inimigos

Anúncios

Desde a primeira aparição até o momento, o personagem da empresa DC, Batman, já teve inúmeras versões. Nas estórias em quadrinhos, existem diversas tipologias do indivíduo fictício, a mesma descrição serve para o live action, onde há Batman engraçado e sério. O foco desse texto, é demonstrar o comportamento que está presente em todos os modelos, que já foram exibidos na tela e HQ (História em quadrinhos), que é a postura do Homem Morcego. Interessantemente, podemos levar esse ensinamento para a vida.

A postura que foi descrita anteriormente, está relacionada a linguagem corporal; o que é linguagem corporal ? Segundo o site ‘Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE, 2020)’, a linguagem corporal é a comunicação que permeia perante o corpo, demonstrando as emoções que não foram ditas pelas palavras. Complementando ainda mais o significado da linguagem corporal, Cláudia Souza e Maria Francisca Magalhães (2014) citam que o corpo transmite “o que somos, o que não somos, o que desejamos e o que não desejamos”.

Visivelmente, não controlamos as emoções e reações do nosso corpo. Segundo a redação do site ‘Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE, 2020)’, as emoções são universais, independentemente do local, as pessoas irão reagir igualmente. Interessantemente, a escritora do site ‘Exame’, denominada Claudia Gasparini (2016), cita que quem mente, normalmente tende a tapar a boca; evitar contato visual, comprimir lábios para não deixar a verdade escapar, diminuir os movimentos com as mãos e braços, e outros exemplos citados. Outro tópico chamativo; o famoso “olhar do amor”; a equipe do SBIE (2020) descreve que quando a pupila da pessoa dilata, é sinal de interesse; contudo, logo a redação ressalta cautela, pois bebidas alcoólicas também faz a pupila crescer.

É incrível notar que a comunicação não-verbal é impactante, o que justifica o porquê dos bandidos se renderem ao verem o Homem-Morcego. – Há explicação científica. Barbara Bigarelli (2017) registra na sua matéria, que quando o ser humano anda com a postura aberta, firmemente e com a cabeça erguida, auxilia o indivíduo a ganhar mais confiança, que consequentemente, faz com que o nosso corpo se “expanda” mais. Para contextualizar, Batman não aparece com o ombro caído para frente e costas curvada … É o oposto disto; peito estufado, cabeça erguida, anda firmemente … Resumindo, postura reta.

Isso denota o motivo do personagem fictício “ficar na mente” daqueles que veem (Inimigos: Coringa, Charada, Bane, Espantalho …), pois o nível da pressão da sua chegada é enorme.

Felizmente, podemos aplicar esse conhecimento na vida, para nos tornamos mais confiantes e autônomos(as); ajudando na tomada de decisão, mais coragem, respeito por si mesmo … Possibilitando que a sua sombra fique no lugar.

Referência(s)

Bigarelli, Barbara. Como a linguagem corporal pode ajudar você a ter mais sucesso. Exame, 12/11/2017. Carreira. Disponível em : < https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/11/como-linguagem-corporal-pode-ajudar-voce-ter-mais-sucesso.html >. Acesso em : 22/07/2020.

FARIA, Cláudia Sousa Oriente de; NOGUEIRA, Maria Francisca Magalhães. O corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações. PANORAMA, 2014. Disponível em : < seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466 >. Acesso em : 22/07/2020.

Gasparini, Claudia. 10 dicas de linguagem corporal para identificar um mentiroso. Exame, 23/02/2016. Carreira. Disponível em : < https://exame.com/carreira/10-dicas-de-linguagem-corporal-para-identificar-um-mentiroso/ >. Acesso em : 22/07/2020.

Linguagem corporal e a psicologia. SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), 22/01/2020. Disponível em : < https://www.sbie.com.br/blog/linguagem-corporal-e-a-psicologia/ >. Acesso em : 21/07/2020.

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores críticos ? Revelando (Pouco) o meu ser, eu nasci em 1999, na cidade de Bauru-SP. - O que levou eu criar esse site, foi pelo gostar de escrever textos que estimulam, o senso crítico e criatividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s