Aceitar : ato de vivência e evolução humana

Anúncios

Memorizamos inúmeras coisas, exemplos não faltam : objetos, nomes, rostos, métodos … Contudo, há algo que guardamos para nós mesmos, que afeta a maneira de viver futuramente, a experiência. Dependendo da conclusão situacional, há seres humanos que não aceitam os resultados, e consequentemente, lembram desses momentos para ficar se lamentando, como Barry Allen (Flash), na animação Liga da Justiça: Ponto de Ignição.

Na animação, Barry não aceita a morte da sua mãe, e por causa da não-aceitação, ele volta no tempo para reverter o ocorrido. Interessantemente, após o cumprimento do objetivo pessoal, a história da humanidade muda, – representando ideologicamente, o que aconteceria se alguém decidisse mudar o próprio passado. Metaforicamente, a nova realidade de Barry, demonstra a tamanha consequência negativa, em querer ficar no passado psicologicamente para tentar consertar algo já ocorrido; – o planeta entrou em conflito (Barry contra si mesmo) e heróis morreram durante o embate (Aos poucos, o eu de Barry ía morrendo, pois deixava as oportunidades passarem).

Nesse caso, a única maneira de melhorar a relação consigo mesmo, é aceitando o fato. Essa informação foi retirada do texto de um psicólogo; o site ‘A mente é maravilhosa (2016)’ descreve que é necessário aceitar (Aceitar o fato), aprender (Aproveitar a experiência, para retrair coisas que não devem fazer, e fazer, na próxima vez) e perdoar (Desculpar você mesmo, e outras pessoas, para não guardar rancor). Continuando com a mesma fonte, focar nos sonhos e objetivos pessoais facilitam a superação, pois o presente se torna mais importante, impedindo que o “passado sombrio” vem à tona.

Adiante dos fatos apresentados pelo profissional, e exemplo da animação, é perceptível que a vitória esteja na aceitação, pois o ato de aceitar permite que andemos para frente, para que possamos evoluir intelectualmente e humanamente.

Referência

Se você não solta o passado, como vai agarrar o futuro ? A mente é maravilhosa, 2016. Disponível em : < https://amenteemaravilhosa.com.br/voce-nao-solta-passado-vai-agarrar-futuro/ >. Acesso em : 05/05/2020.

Anúncios

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores críticos ? Revelando (Pouco) o meu ser, eu nasci em 1999, na cidade de Bauru-SP. - O que levou eu criar esse site, foi pelo gostar de escrever textos que estimulam, o senso crítico e criatividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s