Viés de negatividade

Seres humanos são criaturas racionais, diferentemente dos animais, indivíduos têm consciência; o que permite ter boas convivências. No passado era preciso ter vieses, para manter a espécie viva; contudo, anos se passaram e ainda, essas vieses estão presentes; uma delas, é viés de negatividade.

Baseando-se no texto do site ‘a mente é maravilhosa (2019)’, viés de negatividade é acreditar que o momento vivenciado será desastroso, porque já experimentou. Para evitar o sentimento ruim que já ocorreu, o indivíduo toma decisões, para se afastar do provável acontecimento; – ele(a) esquece das possibilidades boas.

Segundo o site, o ser humano tende a dar mais atenção para informações negativas, do que positivas. Devido a isso memórias boas são afetadas, porque os fatos negativos tomarão os lugares. Isso justifica o porquê de lembrarmos mais de momentos ruins.

Isso ocorre, porque os nossos antepassados eram muitos desconfiados; e a desconfiança durou milhares de anos, que nesse ínterim, o cérebro se adaptou para adquirir qualquer informação, que esteja fora do esperado.

Naquela época era necessário o uso do viés, para manter a espécie viva. Porém nos dias contemporâneos, o viés de negatividade atrapalha. Atualmente, os malefícios que o viés proporciona, para os seres humanos são insegurança, influenciamento na tomada de decisão e, aguardamento do pior “lado” do indivíduo; – lembrando bastante o comportamento do Wolverine.

Por isso que as emissoras televisivas, rádios e internet, lançam com maior frequência, notícias ruins, pois somos atraídos.

Perante as informações, é importante saber da existência do viés, para diminuir as chances de ser enganado e, tomar decisões precipitadas.

Referência(s)

O VIÉS DA NEGATIVIDADE SEGUNDO A CIÊNCIA. WEB. 2019. Disponível em : (https://amenteemaravilhosa.com.br/vies-da-negatividade/). Acesso em : 25/11/2019.

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores críticos ? Revelando (Pouco) o meu ser, eu nasci em 1999, na cidade de Bauru-SP. - O que levou eu criar esse site, foi pelo gostar de escrever textos que estimulam, o senso crítico e criatividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s