Física quântica

Desde séculos passados, o assunto intriga os cientistas; o tema é antigo, desde a Grécia Antiga, o filósofo Demócrito já defendia a existência, de algo minúsculo. No entanto, naquela época não havia tecnologia, que possuímos atualmente, e a falta dos aparelhos avançados, impediam os investigadores de aprofundarem no conteúdo. Com andamento do tempo, novas tecnologias surgiram, permitindo os cientistas terem aproximação, do mundo pequeno; aos poucos, o mundo subatômico foi descoberto e, hoje, há inúmeras teorias rodeando em volta da questão, que denomina física quântica.

Esclarecendo o que é física quântica; segundo o site Significados (2017), física quântica é o ramo teórico da ciência, que estuda fenômenos ocorridos, no universo subatômico; – esclarecendo, essas pequenas partículas são do mesmo tamanho ou, menores que as moléculas conhecidas (Átomo), pela dimensão científica.

Devido ao ser “novo” no ramo da ciência, física quântica é muito atraente, aos olhos dos pesquisadores. – De acordo com o site Hiper Cultura, entender o mundo quântico é benéfico para as tecnologias existentes; compreendendo o comportamento quântico, é possível realizar novos objetos eletrônicos, a favor da sociedade e natureza; citando caso análogo, para criar gerador de energia solar, é preciso entender o funcionamento do tunelamento quântico. Esse fenômeno ocorre em qualquer lugar do espaço sideral, mas especificamente na estrela Sol, o tunelamento quântico acontece quando hélio e hidrogênio se junta, pela gravidade da estrela; quando se chocam, gera energia solar, que consequentemente, se espalha no sistema solar; encontrando com a terra, o gerador de energia consome o fóton criado pelo tunelamento quântico na estrela e, posteriormente é transformado em energia.

Ainda, utilizando os dados do site Hiper Cultura, a física quântica não possui as mesmas regras físicas, como conhecemos na física clássica; tendo como exemplo, quando uma molécula subatômica, sai do ponto A para o ponto B, os comportamentos das partículas quânticas é medido perante o conceito da probabilidade, não da “objetividade” (Esclarecendo, não é previsível seu ponto final); porque a partícula, pode estar indo na direção ponto B, ou ao mesmo tempo, estar presente em dois pontos (A e B).

Em harmonia com a descrição do Rafael Helerbrock, emaranhamento quântico é uma das questões mais misteriosas, pela comunidade científica; pois todos os átomos retêm ligações. Segundo o Rafael Helerbrock, houve um experimento para concluir se a hipótese do emaranhamento quântico é verdadeira; – a metodologia foi executada da seguinte forma; – os investigadores “pegaram” fótons emaranhados, e separaram; “grupo 1” foi a direção do quadro de um gato, e outro (“Grupo 2”), foi ao caminho do espelho, mas, a interação com o espelho ocorria, depois do “grupo 1” colidir com o quadro. Para surpresa dos cientistas, quando o “grupo 1” compactou as informações (“Cor, absorção, reflexão e polarização”) do quadro, automaticamente, o “grupo 2” recebeu todas as notícias, do ambiente do “grupo 1”. – Ou seja, é real o emaranhamento quântico.

Ademais, voltando ao site Significados, a teoria também adentrou na ciências humanas, fortificando a ligação consciência e energia positiva e negativa (Esse conceito denomina-se poder do pensamento). Os que defendem essa hipótese, acreditam que o poder do pensamento, pode alterar a realidade da pessoa. Facilitando o entendimento, imagina uma pessoa importante feliz; – isso é pensamento positivo – ; por causa disso, você se sentirá feliz e, devido ao esse estado mental (Felicidade), o seu dia será “leve”; caso contrário, o dia será “pesado”.

Observando poucas referências, é notável o quão misterioso, surpreendente e importante é o microverso. Graças as essas descobertas, novos conceitos, aparelhos elétricos, etc. virão, agregando positivamente o mundo social e ambiental.

Referências(s)

Significado da Física quântica. WEB. Disponivel em : (https://www.significados.com.br/fisica-quantica/). Acesso em: 29/04/2019.

5 conceitos para você começar a entender a Mecânica Quântica. Disponível em : (https://www.hipercultura.com/entendas-os-principais-conceitos-da-mecanica-quantica/). Acesso em : 30/04/2019.

HELERBROCK, RAFAEL. Curiosidades da Física Quântica. Disponível em : (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/curiosidades-fisica-quantica.htm). Acesso em : 30/04/2019.

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores críticos ? Revelando (Pouco) o meu ser, eu nasci em 1999, na cidade de Bauru-SP. - O que levou eu criar esse site, foi pelo gostar de escrever textos que estimulam, o senso crítico e criatividade.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s