Poema e suas particularidades

Desde primórdio, os seres humanos operam a escrita, como forma de transmitirem diversas informações, tendo como exemplo, receitas, bulas, artigos, contos etc. Entretanto, há um tipo de escrita, que surpreende, cada vez que é lido profundamente, poema.

Misteriosamente, poemas possuem benefícios que vão além dos privilégios “banais” da escrita (Artigos, textos, contos …); – a diferença não é gritante, quando se compara com a leitura habitual, porém, quando lê um poema, segundo o escritor do site “Pensar Contemporâneo”, o fragmento cerebral que “labora” com emoção, é ativado naturalmente, gerando reflexões e arrepios (Advém dos hormônios emocionais); ainda, segundo o site, os textos poéticos melhoram a memória, por causa do relaxamento que os poemas proporcionam.

Outro texto publicado em 2013, no site ‘folha’, diz que os cientistas afirmam que; ler poema é mais vantajoso do que ler livros de autoajuda; a razão por trás, dessa afirmação, estaria no momento em que o leitor adquiri palavras complexas; contraindo as palavras difíceis, o termo permanece na memória, por um bom tempo, ocasionando melhora na atenção, e ajuda o ser refletir de forma mais adequada.

São nítidos os benefícios do texto poético para o(a) leitor(a); – adquirindo a particularidade do gênero textual, nos faz crescer pessoalmente; concedendo aos poucos, o próprio ser conhecer ele(a) mesmo(a), e consequentemente nos evoluir profissionalmente, pois, cada poema lido, nos deixará mais confiante.

Referência(s)

Saiba o que acontece em seu cérebro quando você lê poesia. WEB. Disponível em : (https://www.pensarcontemporaneo.com/ler-poesia1/). Acesso em : 17/04/2019.

Ler poesia é mais útil para o cérebro que livros de autoajuda, dizem cientistas. WEB. 2013. Disponível em : (https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/01/1215067-ler-poesia-e-mais-util-para-o-cerebro-que-livros-de-autoajuda-dizem-cientistas.shtml). Acesso em : 17/04/2019.

Autor: Evandro Canuto de Sa

Olá, como estão leitores críticos ? Revelando (Pouco) o meu ser, eu nasci em 1999, na cidade de Bauru-SP. - O que levou eu criar esse site, foi pelo gostar de escrever textos que estimulam, o senso crítico e criatividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s